Hey, Dj! – Como usar as Redes sociais a seu favor?

By on junho 28, 2012 in Neurobusiness with 6 Comments

Esse post é apenas o primeiro de muitos outros que pretendo escrever sobre assunto, é tanto que se fala sobre redes socias, mas como utilizás-la corretamente?

As redes sociais começaram como uma ferramenta digital para se divertir, encontrar amigos, compartilhar fotos, etc etc..porém, hoje é um instrumento poderoso e essencial, principalmente para um artista.

A evolução das redes sociais foi tão grande, que hoje, se você é um músico e não está nelas, você automaticamente está perdendo vendas.

De acordo com o último relatório divulgado pela e-bit, fatores como o acesso a banda larga e a ascensão da classe C foram determinantes no crescimento do comércio eletrônico e uso das redes sociais, veja as estatísticas:

– O Brasil perde apenas para os EUA na porcentagem de internautas nas redes sociais, 99% dos usuários se conectam a elas.
– 56% dos usuários de redes sociais pertencem as classes A e B; 44% pertencem as classes C, D e E.
– 34% tem entre 15 e 24 anos; 27% tem entre 25 e 34 anos.
– 32% dos usuários de redes sociais seguem suas os perfis de suas marcas e produtos preferidos.
– 47% expõe opiniões sobre as marcas e produtos de preferência e desses, 41% (a maioria) fazem recomendações.
– 44.1 milhões de Brasileiros estão no Facebook.
– 33.3 milhões de Brasileiros estão no Twitter.

Isso somente para citar alguns números que, com certeza, já aumentaram enquanto você lê esse texto.

Mas e ai? com tanta informação, como fazer para não ser apenas mais um no meio da multidão? Bom, de acordo com a minha experiência no mercado, segue 3 ótimas dicas:

1- CRIE UM CANAL NO YOUTUBE

Se você ainda não percebeu que ninguém tem paciência para ler release, SAIBA então que ninguém tem mais paciência para ler release; aliás, quantos vídeos você já viu hoje no youtube? Entendeu? Seu fãs, clientes e afins também, pense nisso.
As pessoas compram o que elas vêem, e ter uma página legal no youtube, com vídeos de você tocando, vídeos das coisas que gosta e afins é algo que com certeza fará as pessoas pararem pra ver, mesmo que elas não entrem na sua página propriamente dita, você pode linkar com outras redes sociais e até mesmo editar vídeos, é super fácil fazer, mesmo sem saber. Não tenha medo se você tem poucos vídeos legais. Não precisa ter dezenas de vídeos incríveis com mulheres maravilhosas seminuas dançando,`as vezes um vídeo caseiro, ou até mesmo um desabafo virtual pode valer muito mais que um vídeo caríssimo feito por uma produtora.

Veja um exemplo, muito bom esse cara, recomendo seguir:

2- CRIE UMA CONTA PESSOAL NO TWITTER

As redes sociais funcionam pois aproximam as pessoas, se você vai abrir uma conta no twitter, não use programas que automatizam tweets, crie uma conta pessoal, escreva o que te dá vontade e o que acha legal, mas por favor, poupe seus fãs e clientes dos seus vôos atrasados, não há nada mais chato do que seguir um DJ que só fica reclamando de vôo e aeroporto. Pô, o cara trabalha 2 a 3 vezes por semana, ganha em 1:30h de trabalho o que o povo sofre pra ganhar (isso quando não ganha menos) em um mês e ainda tem ficar vendo cara reclamar de vôo atrasado? Me poupe…não aguentou, bebe leite. Vai trabalhar limpando privada pra ver como é bom. Quem dera eu reclamar que meu vôo pra Austrália atrasou. Publique fotos legais dos lugares que vai tocar, agradeça seus fãs e clientes, faça piadas, zoe de você mesmo, indique músicas, pessoas, publique seus vídeos do youtube, mas NAO RECLAMA DA P$#%^^ DO VÔO! Ahhh! Que saco!

O Twitter do Dj Camilo Rocha não fala somente de suas gigs, mas sobre música boa, cena, política e muito mais, super indico:

https://twitter.com/#!/camilorocha

3- CRIE UMA PÁGINA NO FACEBOOK

Atenção!! Essa dica é MUITO importante! Apenas crie uma página no facebook (fanpage) se você já for meio conhecidinho e tiver pelo menos (assim, pelo menos) umas 200 pessoas pra curtir sua página (falo por experiência própria). Se for pra ter uma fanpage de 10 pessoas (sua mãe, melhor amigo e namorada), espera um pouco e continue usando seu face pessoal; mas entenda uma coisa, tudo bem reclamar de umas coisas no face, ficar indignado e querer salvar o mundo, mas tudo tem limite né? Facebook não é diário, não vai ficar brigando com a namorada, falando só de futebol, ou colocando frases de auto-ajuda o tempo inteiro, tente ser um pouco eclético por favor, coloque fotos das gigs, flyers, vídeos, infos de baladas que gosta e apoia, livros ou revistas interessantes, essas coisas. Adicione seus clientes, crie um vinculo com eles que devagarzinho a coisa rola.

Veja um exemplo legal, o Moby, mesmo sendo um dos maiores djs do mundo (mesmo) tem um face que é bem pessoal e variado:

http://www.facebook.com/mobymusic

Se você é produtor e procura oportunidades fora do Brasil, há redes sociais muito legais específicas para músicos como por exemplo www.last.fm, www.reverbnation.com e claro, o GRANDE www.beatport.com, se souberem de outros indiquem pois não sou expert nesse assunto. É um saco, mas tem que se cadastrar em todos e ficar pentelhando os gringos, ninguém vai te descobrir por osmose.

E para o GRAN FINALE!!

Minhas 3 dicas (tô com mania de 3 hoje) do que não fazer em redes sociais (mais importante do que as dicas do que fazer, na minha opinião):

1- NAO COMPRE LIKES, CURTIRS, SEGUIDORES, ETC

Não pense que comprar seguidores é o caminho para o pote de ouro porque não é; todo mundo sabe quando uma pessoa compra seguidores e sinceramente, ao menos para mim, isso só vai te prejudicar, pode até ser que você consiga enganar um ou outro cliente mas a real é que todo mundo sabe que você não é o 3˚ melhor do mundo atrás do David Guetta e Tiesto (exemplos), tenha bom senso! Pelo amor! Bom, se você já fez a Ca&^%$ de comprar, crie uma nova conta com seus fãs e amigos reais e delete a antiga; com certeza isso vai trazer melhores frutos no futuro.

2- CONTRATE ALGUÉM PARA ORGANIZAR SUAS REDES SOCIAIS SOMENTE SE FOR MUITO CONHECIDO

E somente nessas condições; como disse antes, o legal de redes sociais é o fato das pessoas poderem interagir umas com as outras, se você fosse uma empresa, certamente seria o mais indicado, mas você é artista, e, a não ser que seja a Madonna, interajir com seus fãs faz parte do seu trabalho. Não precisa ficar 24 horas por dia, 7 dias por semana conectado escrevendo em rede social, seus fãs sabem que você tem mais o que fazer, mas tente separar ao menos 3 horas por semana para se dedicar a isso, seus futuros clientes agradecem.

3- PARA DE IMITAR OS VÍDEOS DOS OUTROS DJS

Uma coisa é inspiração, outra coisa é imitação, acho até necessário pegar referências de vídeos dos outros top djs, mas não rola ficar imitando. Na boa, até a balada mais cara e incrível do mundo tem gente feia e o dj que falar que só toca em balada incrível e lotada tá mentindo ou não é dj. Ou seja, se você estava pensando em fazer um vídeo promo de você tocando numa balada incrível com um monte de menina linda seminua querendo aparecer na câmera, NÃO FAÇA! Quer ser notado? Reinvente-se.

Olha o vídeo promo desse DJ, sério..o cara conseguiu fazer um casamento roubada parecer o evento mais incrível da vida:

Quer saber mais? Assine minha newsletter, me adicione no twitter, face, youtube, etc etc.

Duvidas? Críticas? Elogios? Escreva abaixo que ficarei feliz em responder.

É isso ai pessoal…até a próxima.

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About the Author

About the Author: É Neurocientista, Palestrante, Yoguini, Influenciadora Digital e Produtora de eventos na Círculo Produções (http://www.circuloproducoes.com). Já foi Dj, dona de loja, garçonete, assistente de cobrança, vendedora, professora de universidade, webdesigner, fotógrafa, especialista em logística de piloto e dona de Club. Ama a música, o cérebro, o universo, a ciência e escrever. .

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There Are 6 Brilliant Comments

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  1. Gabriel Lucas disse:

    Muito bom o post Mariana!

    A questão da relação dos DJs com o Twitter me lembrou de um “modelo de tweet” que o Tiga postou certa vez para tirar onda:
    http://factoide.com.br/2011/05/24/um-modelo-de-tweet-para-djs/

  2. Oi,
    Muito bom esse template, acho que vou enviar pra todos os djs que conheço ahahhahaha

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