Como fazer o site do seu artista
Pode parecer muito simples expor o que é bom em um site e o que não é, porém, a construção de um site oficial de um artista deve ter características especiais, porque aqui, o produto não é um protetor solar, não é um carro e muito menos um serviço, como um banco. O produto é um artista, um ser humano, que se relaciona com outros seres humanos.
Um artista não possui “consumidores” e sim “seguidores” e esses, devem sentir-se como amigos.
Por todas estas razões, o mais importante em um site oficial de um artista é ser interativo; melhor ainda, se os próprios seguidores construírem este site ao seu gosto e forma, formando uma espécia de “lar virtual”. Deixar os fãs fazer upload de fotos, vídeos, bate-papo e até mesmo comentar e/ou postar sobre as datas do artista são algumas idéias de como montar o site.
O importante é entender que a comunicação é um caminho do artista para seu fã e não esquecer que, ao construir um site para um artista, o mesmo deve destinar-se a dois públicos:
1) fãs.
2) Os produtores, jornalistas, empresários, clientes, desenvolvedores e todos aqueles que estão interessados na contratação do artista.
Por esta razão, o conteúdo do site deve ser projetado de modo que ambos os públicos encontrem o que estão buscando; ou seja, informações de fotos, cobertura da mídia, press kit, biografia, músicas e agenda de atividades públicas do artista em questão.
A inclusão de uma chat ou guestbook é, provavelmente, uma das funções mais importantes do site. É muito importante que o artista possa falar com seu público sem intermediários, mas há de tomar cuidado, o ideal é fazer com que os usuários passem por uma aprovação, principalmente em realação ao conteúdo que querem carregar, como fotos e vídeos (se for o caso do site ser interativo), evitando o upload de conteúdo inapropriado, spam ou publicidade e analisando com cuidado se o conteúdo publicado é algo que beneficia a imagem pública do artista ou não.
Hoje em dia é possível integrar uma conta de facebook ou twitter diretamente com o site, viabializando uma maior interação.
Por último, antes de fazer um site para o artista, considere duas questões:
1) Com base nos registros dos usuário, é possível construir uma base de fãs solicitando apenas algumas informações básicas, tais como sexo, idade, cidade e e-mail.
2) Estar sempre ciente dos resultados das entradas, tempo de internação, retorno, novos registros e dados geográficos. Isso pode ser feito gratuitamente com o Google Analytics.
3) Hoje em dia, a maioria dos usuários acessa a internet atraves do celular, busque plataformas que funcionem bem nesses dispositivos.
Para mais informações ou caso deseje contruir um site, entre em contato.
There Are 2 Brilliant Comments
Trackback URL | Comments RSS Feed
Sites That Link to this Post