A música e o Trabalho – Produtividade

By on maio 17, 2012 in Neurobusiness with 1 Comment

O assunto já foi abordado aqui nesse blog, a música, quando pesquisada e analisada minuciosamente e produzida corretamente de acordo com o ambiente e propósito a ser utilizado, só traz aspectos positivos ao ambiente de trabalho.

Um novo estudo, publicado no Jornal de pesquisa do consumidor explora como um nível moderado de ruído no ambiente (cerca de 70 decibéis, o equivalente a um automóvel de passageiros viajando em uma estrada) melhora o desempenho em tarefas criativas e aumenta a probabilidade dos consumidores adquirirem produtos inovadores.

“Nós descobrimos que o ruído do ambiente é um fator importante para a cognição criativa”, diz Ravi Mehta, professor de administração de empresas na Universidade de Illinois. “Um nível moderado de ruído não só melhora a criatividade na solução de problemas, como também leva a uma maior aceitação na aquisição de produtos inovadores em determinados ambientes.”

Da mesma forma, os pesquisadores também estudaram como um nível alto de ruído (85 decibéis,  equivalente ao ruído do tráfego em uma estrada principal) prejudica a criatividade e reduz o processamento da informação.

“O que descobrimos é que há uma relação de U invertido entre o nível de ruído e a criatividade”, diz o Prof. Mehta. “O ponto ideal seria em torno de 70 decibéis. Se você for além disso, o barulho é muito alto e começa a afetar negativamente a criatividade. É o princípio de Goldilocks – o meio é apenas para a direita “. Para entender melhor sobre o princípio de Goldlocks clique aqui.

Ao usar o ruído de fundo comum encontrado na vida dos consumidores, a equipe mostra que, à medida em que aumenta o ruído, o nível de distração também aumenta.

“Um aumento no nível de distração faz você pensar “out-of-the-box, ou melhor, fora da casinha” – isso chamamos de pensamento abstrato ou transformação abstrata, uma característica de maior criatividade”, explica o Prof Mehta. “Porém, quando você começa a ir além desse nível moderado de ruído,  a distração torna-se tão grande que ela realmente começa a afetar o processo de pensamento. Você realmente não consegue processar a informação, pois a distração é acentuada, e isso inibe a criatividade.”

As descobertas devem ser úteis tanto para anunciantes e comerciantes, que geralmente se esforçam para aumentar as taxas de adoção de produtos novos e inovadores.

Neste caso, o ruído utilizado foi o do locutor, ruído alto e comum em muitos ambientes de consumo para assim, descobrir como o comportamento do consumidor é afetado no ambiente de consumo.

A fim de estimular a adoção de novos produtos, os comerciantes deveriam considerar equipar seus showrooms com um nível moderado de ruído no ambiente.

“Esta pesquisa é para que as pessoas possam se relacionar quase que imediatamente”, disse o cientista. “Estou trabalhando em um café – como o volume de fundo da música afeta meu desempenho?”

As descobertas sugerem que ao invés de trancar-se em uma sala silenciosa tentando descobrir uma solução (a falta de ruído também afeta a criatividade), caminhar fora da sua zona de conforto e entrar em um ambiente relativamente barulhento como um café por exemplo, pode realmente provocar o cérebro a pensar abstratamente e, assim, gerar idéias e soluções criativas.

Ouça aqui a playlist especial que criei para ouvir no trabalho:


Referências:

http://www.jstor.org/discover/10.1086/665048?uid=3739232&uid=2&uid=4&sid=56172009833

Tags: , , , , , , , ,

About the Author

About the Author: É Neurocientista, Palestrante, Yoguini, Influenciadora Digital e Produtora de eventos na Círculo Produções (http://www.circuloproducoes.com). Já foi Dj, dona de loja, garçonete, assistente de cobrança, vendedora, professora de universidade, webdesigner, fotógrafa, especialista em logística de piloto e dona de Club. Ama a música, o cérebro, o universo, a ciência e escrever. .

Subscribe

If you enjoyed this article, subscribe now to receive more just like it.

There is 1 Brilliant Comment

Trackback URL | Comments RSS Feed

Sites That Link to this Post

  1. Trilha Sonora – A música em restaurantes : MVERZARO | maio 22, 2016

Post a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

9 − 2 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top