A música e a raiva

By on dezembro 22, 2016 in MusicaMente with 1 Comment

Meus pais brigavam muito, mas muito mesmo.

Lembro da sensação horrível que sentia. Raiva.Também sentia uma agonia misturada com impotência e vontade de sumir. Porém, lembro também de algo bom, algo que me confortava. A música.

Todas às vezes que eles começavam a brigar, eu ia pro meu quarto, fechava a porta, sentava no chão, no escuro e colocava uma música bem alta. Nem sempre o volume máximo superava os gritos, mas confesso que ouvir punk bem alto me fazia um bem danado.

Leio muitos estudos sobre como o heavy metal e a música punk podem incitar a violência e já escrevi bastante sobre o lado negro da música aqui no blog, mas, no meu caso, aliava. E acho que é assim pra muita gente.

Quando você se encontra numa música, quando ela exprime o que você está sentindo, aquele sentimento não te controla mais. Você passa a controlá-lo.

A música é um dos caminhos que torna isso possível. Porque, na realidade, sentimos antes de pensar, ou melhor dizendo, sentimos antes de ter consciência do que estamos sentindo.

As emoções estão ligadas a área mais primitiva do cérebro, o sistema límbico, elas foram (ainda são) extremamente importantes no processo evolutivo principalmente por desencadear reações automáticas de luta e fuga (quando há um perigo eminente, por exemplo). Foi para garantir a sobrevivência da espécie que elas foram automatizadas.

Mas, e hoje em dia? Como lidar com as emoções num mundo onde não há reais predadores? Como controlar essas reações automáticas?

O primeiro passo é ter consciência desse processo, entender que isso acontece, ou, como alguns chamam, ter Self Awareness ou auto consciência. Não estou falando de espiritualidade, estou falando de neurociência.

Trabalhar a auto consciência faz com que cada vez mais seja possível entender melhor as emoções que estão fluindo, o porquê delas estarem fluindo da maneira que estão e daí, poder fazer algo a respeito.

A meditação é uma técnica que ajuda muito a auto consciência, mas há outras formas como a reflexão e ouvir músicas que reflitam essas emoções que estão sendo sentidas.

A música serve como um espelho, que reflete nossas emoções, é necessário fazê-las vir para por fim, poder deixá-las fluir.

E você, já teve uma experiência parecida?

Confira minha playlist especial para momentos de raiva, disponível no Spotify e youtube.

Enjoy.

 

Tags: , , , , , ,

About the Author

About the Author: É Neurocientista, Palestrante, Yoguini, Influenciadora Digital e Produtora de eventos na Círculo Produções (http://www.circuloproducoes.com). Já foi Dj, dona de loja, garçonete, assistente de cobrança, vendedora, professora de universidade, webdesigner, fotógrafa, especialista em logística de piloto e dona de Club. Ama a música, o cérebro, o universo, a ciência e escrever. .

Subscribe

If you enjoyed this article, subscribe now to receive more just like it.

There is 1 Brilliant Comment

Trackback URL | Comments RSS Feed

Sites That Link to this Post

  1. Use a raiva ao seu favor. : MVERZARO | janeiro 21, 2019

Post a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dois × 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top