A arte de ouvir – Ouça com todos os sentidos.
Hoje, quando vim trabalhar no meu Studio, li um post sobre as músicas top 5 que tocavam nos clubs das antigas e comecei a ouvi-las. De repente, senti meu corpo arrepiar e simplesmente tive que parar tudo e dançar.
Tá, tudo bem que às vezes (às vezes tipo sempre) eu faço isso mesmo, mas a grande questão aqui é que eu não estava ouvindo somente com meus ouvidos.
É certo que os ouvidos são a base para a escuta, eles recebem as vibrações do mundo e as mandam para o cérebro. O cérebro as processa e as interpreta como sons. Mas não se ouve somente com os ouvidos.
Todos os sentidos são usados no processo de ouvir. E não somente isso, tudo o que está em volta (espaço, tempo, movimento) conta no som que você está ouvindo.
A realidade é que eu simplesmente uni meu sentido auditivo com o mais importante de todos os sentidos, o sentido cinestésico. A noção que se tem do corpo e do espaço ao seu redor. A consciência que se tem de si em relação ao mundo.
Os nossos sentidos limitam a realidade e é necessário tentar compreender o mundo de outras formas. O som é o tempo se movimentando no espaço e podemos senti-lo com o nosso corpo, nossos ouvidos, nossos olhos, nossa boca e nossas narinas. Basta prestar atenção.
E para mim é dessa maneira que podemos entender e nos equilibrar com o universo.
Não gosto de fazer propaganda de marcas aqui no blog, mas confesso que não tive como tirar o mérito do projeto que a 7up fez com uma balada para surdos. Esse projeto ilustra o que estou falando.
Muito mais importante é o caso da percussionista Evelyn Glennie que é surda e explica no vídeo abaixo o verdadeiro significado de ouvir, vale muito a pena conferir:
Quando você se reconhece dessa maneira, quando entende todas as formas em que é possível sentir uma música ou um som, tudo fica mais fácil; ouvir, tocar, apreciar, amar.
E você? Como é que você ouve?
Muito bom! Muito interessante! Temos que experimentar a musica como um todo mesmo, deixar a musica entrar em nosso corpo e alma, e não simplesmente ouvir. As vezes devemos, parar e apenas sentir a musica!