Informação . Neurociência . Autoconsciência

Tratamentos Naturais e Covid-19

By on April 12, 2020 in Ciência do Dia a Dia with 0 Comments

Em tempos de Coronavírus, alguns amigos e colegas me enviaram posts que diziam que alguns suplementos e vitaminas poderiam combater a infecção e até mesmo curar a doença.

Infelizmente, matérias como essa circulam muito pelo whatsapp, fazendo com que muitas pessoas busquem por esses suplementos como vitamina C, D, Spirulina, Zinco, dentre outros.

Sabe aquela história de que às vezes algo é muito bom pra ser verdade, então. Infelizmente esse é um dos casos. A real é que não existe nenhuma evidência que demonstre que essas vitaminas possam combater a Covid-19. Aliás, às vezes, a combinação de muitos desses “tratamentos naturais” pode fazer mais mal do que bem.

É necessário entender que essa é uma doença muito nova e estudos levam tempo para demonstrar resultados. Até agora, ainda não se sabe quais substâncias podem realmente ajudar.

Quanto às vitaminas, há um estudo em andamento na China (ver referências) para verificar se a vitamina C pode ajudar com a pneumonia causada em infectados pela Covid-19, mas não na prevenção, muito menos na cura, além do mais, infelizmente, somente em setembro saberemos os resultados.  

Sim, é real que um bom sistema imunológico tem uma tendência menor a contrair doenças, mas não há nada melhor do que uma boa alimentação, e se você já tem uma alimentação balanceada, com frutas cítricas que contém vitamina C e ajudam as células da pele a manter bactérias e vírus afastados, carnes, peixes e algumas leguminosas que contém vitamina B6 e produzem anticorpos, e alho que contém um composto chamado alicina, que estimula algumas células imunes a atacar invasores microbianos. Não há necessidade de tomar mais suplementos. 

Altas doses de vitamina C podem causar diarreia e dores de estômago e colocá-lo em risco de pedras nos rins. Com o tempo, grandes doses de zinco podem causar dormência nos braços ou pernas. E quando a prata coloidal se acumula no seu sistema, pode causar efeitos nocivos, como convulsões e danos nos rins. O FDA (Food and Drug Administration, que significa Administração de Comidas e Remédios) alertou recentemente várias empresas para parar de vender prata coloidal como remédio contra o coronavírus.

É muito importante se informar antes de utilizar qualquer substância, não somente para a Covid-19, mas para qualquer doença.  Porém nem tudo está perdido! Podemos sim parar e conter a pandemia fazendo o Isolamento Social! Essa é a nossa maior arma para a prevenção atualmente e só depende de nós. Enquanto isso, procurar dormir bem, diminuir o stress e se alimentar bem. Sim, é difícil, mas não impossível. Fiz um vídeo com dicas para quem não está conseguindo dormir. Confira abaixo.

Referências:

. https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT04264533

. https://www.discovermagazine.com/health/can-natural-remedies-really-help-you-fight-the-coronavirus?utm_source=dscfb&utm_medium=social&utm_campaign=dscfb&fbclid=IwAR25DpBWyNKg0o_PcEVBJZZ9–2CmkFxSE_Zs5AWR_hMoiZNefAVZSCdA-A

. https://www.everydayhealth.com/coronavirus/dangerous-home-remedies-for-protecting-yourself-against-covid-19/

 

Tags: , , , , , , , , , , , ,

About the Author

About the Author: É Neurocientista, Palestrante, Yoguini, blogger, vlogger e Produtora de eventos na Círculo Produções (http://www.circuloproducoes.com). Já foi Dj, dona de loja, garçonete, assistente de cobrança, vendedora, professora de universidade, webdesigner, fotógrafa, especialista em logística de piloto e dona de Club. Ama a música, o cérebro, o universo, a ciência e escrever. .

Subscribe

If you enjoyed this article, subscribe now to receive more just like it.

Post a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

5 − two =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Top