Resolvi ser DJ, como faço pra entrar numa agência? Qual a Fórmula do sucesso?

By on junho 28, 2012 in Neurobusiness with 5 Comments

Ninguém merece! Essa pergunta foi feita ao menos umas 3 x em 5 minutos de palestra no Rio Music Conference desse ano, várias pessoas legais e importantes falando sobre seu trabalho, dificuldades etc etc.. e todo mundo que levantava fazia a mesma pergunta. %$#&*!

Sem querer ser polêmica, apenas um pouco realista e antes de mais nada, faça a si mesmo a seguinte pergunta: Por que você resolveu ser DJ?

A primeira condição para um DJ ser DJ é amar música, e veja bem, não é baixar grátis as 7 melhores da jovem pan e tocar no programa que mixa pra você na festa dos seus amigos, nem algo que você achou legal porque viu o DJ rodeado de mulher e champagne na TV, é muito mais que isso, SAIBA.

Ser DJ implica em ao menos essas principais características:

1-Boa técnica

Técnica é algo que pode ser aprendido e/ou desenvolvido; assim como idiomas, algumas pessoas tem mais facilidade que outras. Porém, uma coisa é certa, quanto antes você aprender, melhor. Agora mais importante ainda é o treino e a dedicação, tem que TREINAR MUITO! Então, antes de qualquer coisa APRENDA a mixar com cd (pen drive…) e também com vinil.

São inúmeras as possibilidades de aprender, pode ser fazendo um curso, com um amigo DJ, com vídeos no youtube ou mesmo vendo outros tocarem (vai que você é um gênio desses tipo o NEO de Matrix). Se seu tempo de treino for de menos de 6 meses (1 hora por dias), vá treinar porque você não está pronto, treino é tudo nessa vida e 6 meses é o mínimo do mínimo, MIXAR é essencial, mesmo que depois você decida dar o truque com o sync, tem que saber.

2- Feeling de pista

Esse tópico é o que mais gosto porque depende de dois fatores Básicos: Você e as pessoas que estão lhe ouvindo.
Responda sinceramente a essa pergunta você entende de musica? Se só conhece hits de rádio e músicas q ouviu por ai, vá pesquisar, a internet ta ai.
Entenda melhor as diferenças entre os estilos, ouça coisas diferentes, vá em busca das suas raízes sonoras (nossa q lindo isso!) e faça isso constantemente. Pense que quando os grandes DJs começaram a tocar não havia internet e tente entender o quanto foi difícil para eles antes de ficar com raiva porque todos ignoram seus emails.

Quanto a entender as pessoas, experiência de pista é algo que ajuda muito, mas no caso de ser nula; sugiro uma ótima leitura: O Corpo Fala. Um livro fácil de ler que explica basicamente como entender o que as pessoas querem dizer de acordo com sua postura e atitude corporal, vale muito a pena e certamente vai te ajudar também em outros aspectos na sua vida.

3- Estilo

Provavelmente esse aspecto é o primeiro a ser analisado, contudo, deveria ser o último. Seu nome artístico é muito importante e deve ser pensado com muita calma. Tome muito cuidado. tem cada DJ famoso por ai que começou a tocar com uns nomes, que dá até dó. Tente não seguir modismos (houve uma época que todo DJ usava o primeiro nome e a primeira letra do sobrenome com um . , depois uma época que era moda usar o apelido + o sobrenome fino….), antes de se decidir, pense lá no futuro, e ai decida.

Não se preocupe muito com o estilo musical porque com certeza vai levar um tempo até você se definir musicalmente (não existe só o comercial e underground viu?), no começo o ideal é experimentar e tocar o que gosta, o tempo responderá isso para você.
E por fim, procure ter um bom material, pretendo escrever um post somente sobre fotos artísticas e release mas basicamente você deve ter o seguinte: Fotos – Release (biografia) e Set disponível, também aprenda desde bem cedo a se promocionar pelas redes sociais, para isso voce pode ler minhas dicas.

Para os que estão começando fica complicado escrever uma biografia mas meu conselho a todos é: menos é mais! Na boa, você acha que adianta escrever que tocou ao lado de x e y? A não ser que o X e Y tenha ficado impressionado e te convidado para abrir suas tours na Europa, não coloque isso, vai por mim, queima muito filme.

De qualquer maneira é muito importante criar uma identidade que junte tudo isso (nome + foto + release + set), isso te definirá artisticamente e abrirá ou fechará muitas portas.

Bom, é isso, já fez tudo isso? Tá tocando bastante? Agora sim pode começar a pensar em agencia e na tal Fórmula, mas isso fica pra outro post.

Gostou? odiou?

Compartilhe, comente abaixo, twittaaa!!!

Até a próxima.

Tags: , , , ,

About the Author

About the Author: É Neurocientista, Palestrante, Yoguini, Influenciadora Digital e Produtora de eventos na Círculo Produções (http://www.circuloproducoes.com). Já foi Dj, dona de loja, garçonete, assistente de cobrança, vendedora, professora de universidade, webdesigner, fotógrafa, especialista em logística de piloto e dona de Club. Ama a música, o cérebro, o universo, a ciência e escrever. .

Subscribe

If you enjoyed this article, subscribe now to receive more just like it.

There Are 5 Brilliant Comments

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. kairon disse:

    falou falou e nao falou nada…

  2. Talvez você não tenha lido o artigo direito que indica que tem que se dedicar e trabalhar para conseguir o sucesso. Boa sorte!

  3. robert disse:

    perfect

  4. Oller disse:

    Gratidão! Ótimas dicas que só entende quem esta em busca desses sonho. O caminho das pedras pode até ser mapeado, mas a transição por ele depende de cada um. Parabens!

Post a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dois + oito =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top