O Marketing do artista
O artista, não é apenas um artista famoso seguido por milhares de pessoas, mas uma marca como Coca-Cola, Apple, Ford, etc.
A diferença aqui é que essa marca tem a vida: É um ser humano, e um ser humano pode ter humores, problemas, ou mesmo um mal dia. Além disso, essa marca fala. E fala para se comunicar, atuar, cantar e até dando entrevistas transmitidas por vários meios, na maioria das vezes interpretados ou alteradas. Tudo isso pode ser bom, ou não.
Uma das responsabilidades como manager é fazer um bom trabalho de marketing com base em uma estratégia, onde se vive um objetivo, claro e mensurável.
Com base nesse objetivo se contrui uma estratégia de promoção buscando projetos que colaborem com essa estratégia. Esta promoção, ou talvez, melhor dizendo, esses meios de publicidade devem ser a construção da imagem e percepção que o público deverá ter do artista.
Tudo depende do objetivo, BBB pode trazer um novo público, a revista “Playboy” não é ruim uma vez que o artista venda beleza e imagem corporal. Nada mal em programas de TV uma vez que se buque alcançar e atingir um público alvo muito popular. A revista “Caras” é uma boa opção se o que se busca é uma posição na alta sociedade.
O bom ou mau para as decisões como gestores se baseiam em uma estratégia.
Quando se trata de promoção musical é ainda mais complicado. Para ouvir a música de um artista, a lógica e a tradição nos diz para divulgá-la nas rádios, mas, infelizmente, para colocar uma música na rádio é necessário pagar o famoso “jabá”, ou ter muitos contatos quentes que façam isso “gratuitamente” (trocas de favores).
Não importa o que envolve seu artista; música, ação, esportes; o avanço da internet ainda é muito pequeno para praticamente qualquer finalidade, a menos que o seu público-alvo seja de um nível sócio-econômico alto. Confiar na internet como um complemento para uma táticas promocional é muito bom, mas não se pode deixar os outros meios de lado.
De qualquer maneira, a Internet tem outras características qualitativas, como o contato direto entre fãs e artista e a interatividade. A internet nos dá a oportunidade de interagir, comentar, compartilhar e é sempre bom aproveitar essa oportunidade, não só com as redes sociais como twitter, facebook, youtube, mas também em blogs e, claro, nos “sites oficiais”.
Outro aspecto fundamental é a busca de desenvolvimento profissional sobre como dar entrevistas. As revistas de fofocas representam a maioria esmagadora em qualquer país e adoram fazer escândalos empresariais, e expor um artista quando comete erros. Para isso, existem empresas que estão envolvidas na formação profissional para entrevistas de figuras públicas e para lidar com situações de crise nos meios de comunicação de todos os tipos.
A sua marca é o nome do artista, o produto é a própria pessoa. E como tal, deve sempre ser tanto “o personagem” que se pretende promover e vender.
Aqui vão algumas dicas para promover ou anunciar o artista:
– Publicidade na mídia, impressa e on-line, não só no que o artista faz no trabalho ou em seus projetos, mas também em entrevistas ou programas.
– Marketing Direto: Onde é possível enviar material direto e fisicamente para casas ou escritórios do público-alvo. Isso se aplica não somente aos fãs, mas produtores, mídia, empresários e promotores.
– Comunicação Online: Aqui é possível abranger as redes sociais, sites oficiais, ou notícias relacionadas com sites, comunicação direta com e-mails de fãs, etc.
– Relações Públicas: É sempre importante participar de eventos importantes, como lançamentos de marcas ou produtos.
– Ativações: Eventos promocionais em pessoa, ao vivo, onde o artista está em contato direto com o público, em geral através de vários mecanismos, como autógrafos, promoções, prêmios, etc.
As possibilidades são infinitas, mas tenha sempre em mente a seguinte combinação: “baixo orçamento” + “criatividade”.