Informação . Neurociência . Autoconsciência

Como nosso gosto musical se relaciona com aspectos da personalidade e orientação política?

By on December 15, 2019 in MusicaMente with 0 Comments

Uma Nova pesquisa publicada na revista Psychology of Music mostra evidências de que as nossas preferências musicais estão relacionadas a aspectos da nossa personalidade e crenças políticas.

A pesquisa contou com 157 estudantes universitários australianos (entre 17 e 55 anos) e analisou suas preferências musicais, sua personalidade e suas crenças políticas. A medida da personalidade estudada, conhecida como Escala dos Cinco Grandes Aspectos, divide cada característica em dois subcomponentes, resultando em um total de dez aspectos da personalidade.

“Há muita pesquisa sobre música e personalidade, mas a maioria tende a identificar apenas parâmetros fracos. Pensávamos que isso acontecia porque a tendência era ver como o gosto por um estilo musical específico se relacionava apenas com domínios muito amplos da personalidade (como por exemplo estar aberto à experiências, ser mais extrovertido, simpatia)”, explicou o autor do estudo Adrian C North da Universidade Curtin.

“Testamos a idéia de que uma abordagem mais refinada da personalidade para explicar isso. Em vez de olhar para cada uma das cinco grandes dimensões da personalidade como um todo, analisamos os subcomponentes de cada dimensão.”

“Por exemplo, gostar de música rítmica (rap, hip hop, soul, R&B e reggae) não estava relacionado ao amplo domínio da agradabilidade, mas estava relacionado aos aspectos que compõem a agradabilidade como a compaixão e polidez.”

“Em particular, gostar de uma música rítmica estava relacionado positivamente à compaixão, mas negativamente à polidez: no nível amplo do domínio, cada um cancelou o outro (e é por isso que não havia relacionamento no nível de agradabilidade no domínio), e acabou mascarando relacionamentos significativos mas não no nível dos aspectos específicos ”, afirmou North.

As descobertas demonstram que há algumas relações entre gostos musicais e personalidade. “No entanto, esse relacionamento é muito mais forte quando você olha para os aspectos específicos que compõem cada um dos principais domínios da personalidade”, diz North.

A preferência por gêneros musicais intensos também foi associada a uma orientação política liberal. Em outras palavras, as pessoas que gostaram desse tipo de música eram mais propensas a acreditar na defesa da mudança social e na igualdade.

“O liberalismo estava relacionado positivamente à música intensa (punk, metal, rock e indie) e estilos mais marcados (folk, jazz / blues, música clássica e country). Sua visão do mundo em geral está relacionada ao seu gosto musical ”, disse North.

No entanto, não está claro até que ponto os resultados do estudo se generalizam para outras culturas. Para uma melhor análise o ideal seria realizar o estudo em outras localidades.

É possível realizar o teste sobre gosto musical e personalidade no seguinte link: https://www.outofservice.com/music-personality-test/

Referências:
https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0305735619864647

Tags: , , , , , , ,

About the Author

About the Author: É Neurocientista, Palestrante, Yoguini, blogger, vlogger e Produtora de eventos na Círculo Produções (http://www.circuloproducoes.com). Já foi Dj, dona de loja, garçonete, assistente de cobrança, vendedora, professora de universidade, webdesigner, fotógrafa, especialista em logística de piloto e dona de Club. Ama a música, o cérebro, o universo, a ciência e escrever. .

Subscribe

If you enjoyed this article, subscribe now to receive more just like it.

Post a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

ten − 3 =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Top