Tudo o que você pode fazer para perder gigs.

By on November 21, 2012 in Management with 2 Comments

É muito fácil encontrar sites com dicas do que fazer para ser bem sucedido. As livrarias estão cheias de livros de auto-ajuda que ensinam como ficar rico em 10 minutos e nunca mais ter problemas financeiros, amorosos, etc etc…

Mas alguém por acaso já te disse o que fazer para ser um completo imbecil? Acho que não né? Por isso decidi fazer um post com as 5 piores coisas que um DJ pode fazer para perder gigs e popularidade.

1 – Exceder seu tempo de set

Não há nada mais desagradável do que um DJ fominha. Respeitar o set time é fundamental e sinceramente, não é porque você tocou 30 minutos a mais que vai ganhar mais popularidade.

Não sei o que é pior, DJ que chega atrasado e quer tocar na hora que chega, 3 horas depois do combinado ou DJ que não sai do som nem com reza brava.

A não ser que o line up da festa tenha atrasado, o que é muito comum no Brasil, ninguém tem o direito de tirar o espaço de outra pessoa, se a pista está lotada e todo mundo está amando seu som, você já fez um bom trabalho e será lembrado por isso; não há necessidade de tirar a oportunidade de outra pessoa, isso só vai queimar seu filme no mercado, e olha que hoje em dia não precisa fazer muito para isso.

Agora, se seu vôo atrasou, carro quebrou ou algo do gênero; tudo bem que não é culpa sua chegar atrasado, mas esse é seu trabalho e não é porque você é um DJ que seu horário é flexível. Todo mundo tem horário pra chegar no trabalho, fatalidades acontecem todos os dias, e não é por isso as pessoas chegam atrasadas no trabalho, portanto previna-se e vá mais cedo. Se chegou atrasado e perdeu a gig, veja se ainda é possível  te encaixarem no line, caso não; seja educado, peça desculpas ao cliente e vá embora com dignidade.

2 – Desrespeito com o Dj convidado.

já cansei de ver essa cena, a casa contrata uma atração e, no dia da gig o DJ local toca todos os hits do planeta e simplesmente detrói a pista. Não satisfeito, trata mal o outro DJ e ainda fica falando pra todo mundo que não tem sentido contratar outro DJ porque de certo ele é o melhor do mundo.

Se uma casa não variar suas atrações ela simplesmente quebra, até mesmo arroz e feijão de ouro cansa, variar e renovar é necessário.

Por que não aproveitar a oportunidade? Fazer um warm up incrível, tratar a atração bem e mostrar o quão profissional você é poderá lhe render muitas gigs no futuro. Conheço muitos artistas locais que foram “apadrinhados” por atrações e hoje estão tocando mundo a fora. Essa pode ser a oportunidade da sua vida, não a desperdice. Bons contatos são tudo nesse meio.

3- Tratar mal seu cliente

Não existe nada pior do que brigar com seu cliente. Sim, todo mundo sabe que o mundo musical é muito complicado.

Pprovavelmente, em 90% da suas gigs alguma coisa vai sair errado, mas aconteça o que acontecer, nunca, mas nunca brigue com seu cliente.

Se você tem um manager ou um booker que cuida das suas gigs, fale com ele e deixe que ele seja o policial ruim; se você está começando, o ideal é conferir todos os detalhes antes de chegar lá. Ligue para o motorista e para o hotel para ver se está tudo certo e confirme o Rider com o técnico de som do evento antes de chegar no local, porque uma vez que você já está no evento, brigar vai fazer você parecer o chato e certamente você perderá o cliente.

A política da boa vizinhança é sempre o melhor negócio, tente encarar tudo positivamente e lembre-se: quem está na chuva é pra se molhar.

4- Tocar grátis

Sim, eu quero tocar,  você quer tocar, todo mundo quer tocar e ficar famoso, porém tocar grátis não é o caminho mais rápido para a fama.

Mesmo que seja o club dos seus sonhos, cobre ao menos um valor simbólico. Tocar grátis acaba com o mercado e se um dia você ficar famoso, lembrará com muita raiva na hora em que o cliente preferir colocar aquele outro artista porque ele está tocando grátis.

Além do mais, cobrar faz com que valorizem seu trabalho, e a primeira pessoa que deve valorizá-lo é você, afinal você investiu muito para isso não é mesmo?

O barato pode sair caro, cuidado.

5 – Desrespeitar seu público

É muito mais comum do que você imagina e acho que todos músicos já o fizeram, mesmo sem saber. Basicamente seu publico é quem vai fazer você ficar famoso, então trate-o bem e cultive-o com carinha que seu futuro será brilhante.

Se você chegar para tocar e tiver somente 10 pessoas no local, toque como se tivesse 1000 pois por mais que você ache que não tem ninguém, essas 10 pessoas estão lá para te ver tocar e elas certamente falarão bem de você depois, e 10 vira 20, 30, 40….

Sempre faça amizade com o técnico de som, promoter e o pessoal do bar, cause uma boa impressão que certamente uma futura gig está garantida.

Muitos artistas começaram tocando para públicos pequenos, o boca a boca é o melhor marketing que você pode ter então, agrade sempre seu publico. Dar CDs de presente é sempre uma boa pedida, as pessoas gostam de se sentir importantes.

Se vierem te pedir para tocar uma música que você odeia, não seja mal educado, diga apenas que infelizmente não tem a música em questão mas que irá colocá-la no seu case para uma próxima vez. Trate as pessoas com respeito. Lembre-se que gentileza gera gentileza.

 

E você, tem alguma dica? Escreva abaixo.

Gostou? Compartilhe.

 

 

Tags: , , ,

About the Author

About the Author: É idealizadora da Círculo Produções, blogger, produtora musical, manager de djs, musicoterapeuta organizacional e estudante de neurociência. Multitask ou melhor multiloca, já foi dona de loja, garçonete, Dj, assistente de cobrança, vendedora, professora de universidade, webdesigner, fotógrafa, produtora de eventos, especialista em logística de piloto e dona de Club. Ama o cérebro, teorias de conspiração, ser do contra e escrever. .

Subscribe

If you enjoyed this article, subscribe now to receive more just like it.

There Are 2 Brilliant Comments

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. EDUARDO says:

    muito boa a abordagem !! parabens Mari ,., .

  2. Rafael Peetz says:

    Nossa demais esse post. Acho que até deveria ser enviado por correio a certos “djs” de hoje em dia!

Post a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

8 + 17 =

Top