Os Piores Ruídos no Mundo – Por que nos afetam tanto?

By on October 19, 2012 in MusicaMente with 1 Comment

É graças ao aumento da atividade entre as partes emocionais e auditivas do cérebro que o som do giz ou da unha em um quadro negro nos dá uma sensação um tanto desesperadora.

Cientistas da Universidade de Newcastle revelaram em um estudo publicado no “Journal of Neuroscience” que quando ouvimos sons desagradáveis há uma interação entre a região do cérebro que processa o som, o córtex auditivo, e a amígdala, que atua no processamento de emoções (tanto positivas, quanto negtivas).

“Parece que há algo muito primitivo, como um sinal de socorro”, diz o Dr. Sukhbinder Kumar, autor do artigo da Universidade de Newcastle.

A parte emocional do cérebro, a amígdala, com efeito modula a atividade da parte auditiva do cérebro, de modo que a percepção de um som altamente desagradável, como por exemplo um garfo raspando num prato, é aumentada em comparação com um som mais calmo.

De acordo com a análise das características acústicas dos sons encontrados, qualquer coisa no intervalo de frequência de cerca de 2.000 a 5.000 Hz foi definido como desagradável.

O Dr. Kumar explica: “Esta é a faixa de frequência onde nossos ouvidos são mais sensíveis, embora não haja ainda muito debate a respeito de porquê nossos ouvidos são mais sensíveis neste intervalo,   sons de gritos também encontramos intrinsecamente desagradáveis.”

Uma melhor compreensão da reação do cérebro ao ruído pode ajudar a compreensão das condições médicas em que as pessoas têm uma tolerância ao som diminuída como hiperacusia, misofonia (literalmente “ódio de som”) e o autismo, onde há maior sensibilidade ao ruído.

De acordo com o estudo, segue a lista dos sons mais desagradáveis:

  1. Faca em uma garrafa
  2. Garfo no prato
  3. Giz no quadro negro
  4. Régua em uma garrafa
  5. Unhas no quadro negro
  6. Grito de mulher
  7. Retificadora
  8. Ônibus freando
  9. Bebe chorando
  10. Furadeira Elétrica

Ahhhhhh!!! Socorro!

 

E pra você, qual o ruído mais desagradável?

 

Referências:

– Newcastle University. “The worst noises in the world: Why we recoil at unpleasant sounds.” ScienceDaily, 12 Oct. 2012. Web. 19 Oct. 2012.

Tags: , , , , , ,

About the Author

About the Author: É idealizadora da Círculo Produções, blogger, produtora musical, manager de djs, musicoterapeuta organizacional e estudante de neurociência. Multitask ou melhor multiloca, já foi dona de loja, garçonete, Dj, assistente de cobrança, vendedora, professora de universidade, webdesigner, fotógrafa, produtora de eventos, especialista em logística de piloto e dona de Club. Ama o cérebro, teorias de conspiração, ser do contra e escrever. .

Subscribe

If you enjoyed this article, subscribe now to receive more just like it.

There is 1 Brilliant Comment

Trackback URL | Comments RSS Feed

Sites That Link to this Post

  1. Que som te move? : MVERZARO | November 21, 2015

Post a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

5 + 16 =

Top