A música e a Solidariedade – Curso de djs para adolescentes carentes.

By on July 20, 2012 in Management, MusicaMente with 1 Comment

 

Parece história de novela e até que poderia dar um filme, mas é a vida real.

Quando comecei a trabalhar com eventos, sempre tive vontade de fazer algo que pudesse unir a música eletrônica e a solidariedade, mas nunca dava certo; os parceiros só queriam saber de dinheiro, as instituições, quando me atendiam, tinham receio pois achavam que a música eletrônica era o equivalente ao uso de drogas e no fim, acabava desistindo da idéia.

O tempo passou, mudei de cidade, de país, de trabalho, fui, voltei….Enfim.

No começo desse ano comecei a fazer pós graduação em musicoterapia na FMU e fiquei muito surpresa quando, na apresentação dos colegas, vi que uma delas trabalha em uma instituição com adolescentes carentes e dependentes químicos; na mesma hora pensei, nossa minha chance é essa!!

Conversei com Daniel Gavilán sobre a idéia de organizar um curso de DJ, produção e booking para as crianças e ele ficou muito entusiasmado, resolvi então conversar com a minha colega, e ela também ficou bastante animada.

 

A partir daí contatei um grande amigo e também Dj, o Bunnys da DjBan, uma das melhores escolas de DJs de São Paulo que nos deu o maior apoio em relação a parte de equipamento e organização dos cursos.

No dia 25 de maio fizemos a primeira reunião com a o Programa ALém da Rua da Instituição Padre Haroldo para acertamos os principais detalhes e dar andamento no projeto; decidimos fazer uma apresentação de música e dança para avaliar como seria a reação e o interesse por parte das crianças.

O professor de dança escolheu uma música produzida por Daniel Gavilán e os adolescentes passaram 1 mês ensaiando uma coreografia de break dance para o dia da apresentação. O evento aconteceu no dia 19 de julho e simplesmente foi incrível.

Algumas crianças estavam um pouco tímidas, outras já foram super curiosas pois queriam entender o equipamento.

No começo, quando fomos apresentados como djs, alguns nos olharam de cima a baixo; ainda não sabemos o que passou na cabeça deles, mas pouco tempo depois houve uma interação total e todos acabaram entrando na dança, mexendo no equipamento e até cantando músicas improvisadas com o microfone. Houve também apresentação de malabares, comida e suco!

Ficamos impressionados com o talento e a alegria desses meninos e não sabemos dizer se fizemos um bem para eles ou se foram eles que fizeram um bem pra nós.

O resultado, melhor do que o esperado, ao menos dez adolescentes se interessaram pelo curso e já programamos o começo das aulas para agosto, muitas novas idéias também vieram a tona e pelo visto, esse é só o começo de um grande compromisso social.

Quem quiser ajudar pode colaborar ajudando a divulgar ou também com a compra ou doação de equipamentos para as aulas, computadores usados, mixers, cdjotas, caixas de som, etc etc.. esse é um trabalho voluntário e toda ajuda é bem vinda. Envie-nos um email.

Esse projeto não aconteceria sem a ajuda do DJ Daniel Gavilán e o apoio do Programa Além da Rua da Instituição Padre Haroldo e da escola de DJs e loja DjBan.

As imagens e o vídeo foram alterados para preservar a identidade dos adolescentes.

 

    

 

 

 

 


Tags: , , , , , , , , ,

About the Author

About the Author: É idealizadora da Círculo Produções, blogger, produtora musical, manager de djs, musicoterapeuta organizacional e estudante de neurociência. Multitask ou melhor multiloca, já foi dona de loja, garçonete, Dj, assistente de cobrança, vendedora, professora de universidade, webdesigner, fotógrafa, produtora de eventos, especialista em logística de piloto e dona de Club. Ama o cérebro, teorias de conspiração, ser do contra e escrever. .

Subscribe

If you enjoyed this article, subscribe now to receive more just like it.

There is 1 Brilliant Comment

Trackback URL | Comments RSS Feed

Post a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

sixteen + nineteen =

Top