Music. Ideas. Awareness

Herbert Vianna – O renascer de um Fênix

A história desse gênio todo mundo conhece, vocalista, guitarrista e principal compositor da banda Paralamas do Sucesso (uma das principais bandas de rock do Brasil), poliglota, ganhador de inúmeros Grammys com mais de 30 discos lançados e dono de uma doce voz, capaz de enfeitiçar qualquer um.

Nasceu em João Pessoa no ano de 1961, mas mudou-se ainda criança para Brasília, onde conheceu Bi Ribeiro. Ao se mudar para o Rio de Janeiro fundou os Paralamas, em 1982 com o amigo Vital Dias na bateria.

Após substituir Vital por João Barone, Herbert compôs a música “Vital e Sua Moto”, em homenagem ao amigo e primeiro sucesso dos Paralamas, que rendeu o contrato com a EMI.

Veja Paralamas com Mano Chão:

No ano de 2001, o músico sofreu um traumatismo crânio-encefálico em um acidente de ultraleve. O acidente fez o Brasil inteiro estremecer e ficar com o coração na boca a cada notícia, na esperança de uma recuperação rápida e volta aos palcos.

O músico ficou paraplégico e, na ocasião, perdeu sua memória recente mas, graças a sua dedicação e a musicoterapia, em 2002 já estava de volta aos palcos e com disco novo.

Veja trechos do 1˚ show após o acidente:

A música foi fundamental para a recuperação do cantor por estimular as funções cerebrais e também pelo seu significado especial na vida dele. Desde o início foi utilizada para reabilitá-lo e, por meio da ressonância magnética funcional, foi comprovado que as conexões entre seus neurônios se aprimoraram e de que seu cérebro foi usando novos caminhos para recuperar a memória.

O sucesso do tratamento motivou Herbert Vianna a apadrinhar a campanha da Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR), no Rio de Janeiro que tem por objetivo levantar recursos para garantir sessões gratuitas de musicoterapia para pessoas de baixa renda, portadores de deficiências. Leia mais sobre a campanha aqui.

Herbet Vianna não é somente um músico, é um anjo que caiu do céu para trazer felicidade e alegria com suas melodias; um exemplo de que com perseverança, força de vontade e obstinação tudo é Possível. É a prova viva de que nunca devemos desistir de um sonho.

Quer saber mais? veja o filme “Herbert de Perto”:

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Herbert_Vianna

http://osparalamas.uol.com.br/

Tags: , , , , , ,

About the Author

About the Author:

É blogger, vlogger, neurocientista e Dj de Techno. Já foi dona de loja, garçonete, manager de Djs, assistente de cobrança, vendedora, professora de universidade, webdesigner, fotógrafa, produtora de eventos, especialista em logística de piloto e dona de Club. Ama música, o cérebro, ser do contra e escrever.

.

Subscribe

If you enjoyed this article, subscribe now to receive more just like it.

Post a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

6 + fifteen =

Top