Music. Ideas. Awareness

Trilha Sonora – A música em restaurantes

By on June 20, 2012 in MusicaMente with 0 Comments

Certamente, conseguir criar uma atmosfera festiva e alegre e assegurar-se  que seus clientes conseguem falar e ouvir sem dificuldade dentro de um restaurante é uma tarefa muito árdua, isso para não dizer que é um milagre (principalmente se o restaurante for no Brasil).  John Paluska conseguiu essa proeza.

Antes de abrir o restaurante Comal em Berkeley, Califórnia. John foi por 17 anos o manager da banda Phish e obviamente, a preocupação com o som do ambiente acabou sendo enorme.

Jhon e a empresa Meyer Sound, renomada empresa de engenharia de áudio, uniram-se para testar uma tecnologia relativamente nova que controla os níveis de reverberação com o pressionar de um botão.

O sistema usa uma combinação de materiais de absorção de som, microfones, alto-falantes e um processador digital, assim, Paluska pode fazer com que o som fique alto ou baixo de acordo com a escolha do cliente e da movimentação do restaurante.

“É a primeira vez que um sistema como este é utilizado em um restaurante, disse John Meyer, fundador e presidente da Meyer Sound. “Nós sempre usamos isso em salas de espetáculos ao vivo, salas de música experimental, estúdios de gravação e até mesmo as igrejas”, disse ele. “Mas nunca em um restaurante”.

A idéia é que os níveis de ruído não desencoraja os clientes. Várias pesquisas demonstram que o ruído é a segunda maior reclamação entre os consumidores ficando atrás somente do mau atendimento.

Você pode até pensar que sonorizar seu restaurante não é importante, que basta pegar seus CDs em casa e colocá-los no aparelho de som, ou ainda pior, deixar naquela rádio que você adora, porém, a realidade é que a música altera completamente o ambiente.

Se você possui um restaurante a La Carte e quer que as pessoas fiquem bastante tempo consumindo, deve colocar a música adequada ou afastará seus clientes e o contrário acontecerá no caso de restaurantes Buffet livre ou de comida rápida cujo movimento é maior e o objetivo é que os clientes comam e saiam rapidamente.

Vejam esse exemplo:


É muito importante analisar o público alvo do seu restaurante, assim como o objetivo e tipologia do mesmo. Todas essas informações vão alterar tanto o estilo musical quanto a atração ideal e o volume mais adequado para seu negócio.

Usar materiais para abafar o som em restaurantes não é nada novo nos estados unidos. Muitos restaurantes já contrataram engenheiros acústicos para controlar o ruído. O que diferencia o Comal é que quando combinado com o sistema de Meyer (Constellation System), o operador é capaz de controlar o nível de ruído. Basicamente o programa captura os sons do ambiente e os lança de volta para o espaço.

“O que queríamos alcançar é mutuamente exclusivo. Ou você tem um ambiente de conversação ou um ambiente agitado. O que nos entusiasmou é que alcançamos ambos.” diz Paluska.

Para fazer isso, foi instalado um total de 123 alto-falantes, subwoofers e microfones ao redor do restaurante. Os microfones captam o som e o enviam a um computador onde é digitalmente processado e lançado sob um comando. Isso pode ser feito a partir de um iPad ou similar.

É possível também configurar algumas áreas para obter mais reverberação do que outras. Assim, os clientes são capazes de manter uma conversa confortável de qualquer lugar do restaurante, independente da movimentação do mesmo.

“Mesmo quando estamos muito lotados, é como se você estivesse em sua própria cápsula, onde pode ouvir a música de fundo e ter uma conversa sem ter que gritar:”  diz Paluska

Veja reportagem sobre o restaurante Comal, clique aqui.

O custo de um projeto desses pode variar entre $10.000 há $100.000, dependendo da necessidade específica e de alguns fatores determinantes como o tamanho do espaço e programação musical (musica ao vivo, DJ, etc etc) para quem interessar, a empresa também vende aqui no  Brasil, entre em contato.

 

 

 

Referências:

 

–       San Francisco Chronicle – http://www.sfgate.com/chronicle/

–       http://www.comalberkeley.com

–       http://www.meyersound.com

Tags: , , , , , ,

About the Author

About the Author:

É blogger, vlogger, neurocientista e Dj de Techno. Já foi dona de loja, garçonete, manager de Djs, assistente de cobrança, vendedora, professora de universidade, webdesigner, fotógrafa, produtora de eventos, especialista em logística de piloto e dona de Club. Ama música, o cérebro, ser do contra e escrever.

.

Subscribe

If you enjoyed this article, subscribe now to receive more just like it.

Post a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

15 + 14 =

Top