A Música Eletrônica – Entenda os estilos

By on April 26, 2012 in Management, MusicaMente with 2 Comments

Antes de postar aqui no blog uma tabela que estou montando sobre a história da música eletrônica, decidi postar sobre suas diferentes vertentes.

Ninguém nasceu sabendo, mas vejo que muitos profissionais que trabalham nessa área tem uma dificuldade enorme e muitas vezes, acabam se confundindo quanto aos estilos por pura falta de informação.

Hoje em dia se fala muito sobre a House, o Underground e o som conceito, mas será que o que você está ouvindo é house mesmo? E…o que seria som conceito? Tudo o que não é house???
Vejo também que muitas pessoas tem medo do Techno, só de falar a palavra a pessoa já fica apreensiva, como se o Techno fosse uma música do demônio. Já escrevi sobre a música e a guerra e sim, a música pode ser usada também como uma técnica de tortura, mas é bem mais complexo e não se pode definir por um estilo somente. Pretendo escrever um tópico somente sobre o assunto.

Brincadeiras a parte, é completamente normal confundir-se com os estilos, mesmo gênios da música eletrônica cometem gafes, há muitos estilos, nomenclaturas e o pior, opiniões diferentes. Quando comprava discos, ria muito toda vez que ia pesquisar pois haviam músicas que eram denomidadas como Trance, progressive, techno, deep, house…… ah???? SOCORRO!!! Para que eu quero descer!
De todo material que pesquisei até hoje, acho que nenhum explica melhor que o Iskur’s Guide to Electronic Music, pois ele dividiu e ramificou os principais estilos, basicamente dá pra entender o que vem do que e o melhor de tudo; tem exemplos!

É só clicar sobre o estilo que ele abre uma janelinha onde é possível ouvir alguns exemplos e saber mais sobre seu estilo favorito, ou sobre o estilo que mais odeia para poder argumentar depois.


Aqui no Brasil, o pessoal da 3bits fez um projeto muito mais completo chamado sync/lost, eles montaram uma instalação onde o usuário podia interagir com o som e assim,  descobrir os diferentes estilos, um projeto maravilhoso. No vídeo abaixo dá pra ter uma idéia do que eles fizeram:

O guia está um pouco desatualizado, a versão 2.5 conta também com um pouco de história e de alguns exemplos de hardwares usados na música eletrônica, parece que dentro de pouco vai sair uma nova versão, enquanto isso, podemos nos deliciar e entender um pouco mais sobre nosso estilo preferido.

Abaixo o guia:

http://techno.org/electronic-music-guide/

Tenha uma Boa música!

Tags: , , ,

Mariana Verzaro

About the Author

About the Author: É idealizadora da Círculo Produções, blogger, produtora musical, manager de djs, musicoterapeuta organizacional e estudante de neurociência. Multitask ou melhor multiloca, já foi dona de loja, garçonete, Dj, assistente de cobrança, vendedora, professora de universidade, webdesigner, fotógrafa, produtora de eventos, especialista em logística de piloto e dona de Club. Ama o cérebro, teorias de conspiração, ser do contra e escrever. .

Subscribe

If you enjoyed this article, subscribe now to receive more just like it.

There Are 2 Brilliant Comments

Trackback URL | Comments RSS Feed

Sites That Link to this Post

  1. John Cage e a Música do Silêncio. : MVERZARO | March 3, 2016
  1. Muito legal Mariana,
    já me sinto um pouco menos ignorante neste universo.
    bj

Post a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Top