Music. Ideas. Awareness

A música e o sono.

By on November 18, 2011 in MusicaMente with 1 Comment

Fique tranquilo! Você não terá mais que contar ovelhas. Na próxima vez que estiver com problemas para para dormir, tente colocar um CD de jazz. A música é uma maneira maravilhosa para ajudar a focar sua atenção e ajudar seu corpo a relaxar e, a melhor parte é que é uma reação do subconsciente!

Music__sleep__by_A_L_i_E_NxxUma ótima pedida, a track “A Strange Sense”, produzida por Thiago Almeida e Hugo dias, é maravilhosa e pode te ajudar a relaxar e dormir:

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade “Case Western Reserve University” de Cleveland, Ohio e pelo hospital budista “Tzu-Chi General Hospital” em Taiwan  publicado em 2005 no “The Journal of Advanced Nursing” demonstrou que ouvir apenas 45 minutos de música relaxante antes de dormir pode trazer uma noite de sono tranquila.
Os pesquisadores estudaram padrões de sono de 60 idosos com problemas para dormir. Os participantes do estudo foram divididos em dois grupos, um grupo podia escolher entre algumas opções de músicas para ouvir antes de dormir enquanto o outro grupo ficou sem ouvir nada.  Entre as opções musicais, sempre lentas e suaves (entre 60-80 bpm), os participantes podiam escolher entre Jazz, orquestras, folk, etc. musicoterapia12

O grupo dos que ouviram música relatou uma melhora de 35% no sono, com noites mais longas e melhora na disfunção e cansaço durante o dia. Além do mais, os pesquisadores descobriram que  as músicas provocaram também alterações físicas como a diminuição do ritmo cardíaco e respiratório auxiliando assim um sono mais tranquilo.

Um dos autores da pesquisa, “Hui-Ling Lai”, professor da Universidade de Taiwan e do hospital budista “Tzu-Chi General Hospital” disse que o grupo que ouviu música relatou uma melhora geral de 26% na primeira semana e que o número aumentou gradativamente à medida em que o grupo dominou a técnica de usar música relaxante como “sedativo”.  “A técnica é fácil de aprender e não possui efeitos colaterais com outros tratamentos.”

Mas a grande questão é? Qual musica se deve ouvir para conseguir dormir?

Bom, como a idéia aqui é dormir, o ideal seria usar músicas sem vocal  pois o vocal acaba por chamar atenção para a letra, muito cuidado com músicas que imitam os sons da natureza, o som de vários pássaros cantando pode causar o efeito contrário e irritar ainda mais.

Ouça aqui a seleção de músicas que criei para relaxar, disponível no Spotify e Youtube:

Procure por músicas calmas e suaves, uma boa pedida são as músicas feitas para meditar, algumas músicas clássicas e Jazz também pode servir. É sempre melhor procurar a ajuda de um profissional ou ao menos pesquisar muito antes de decidir o que comprar ou selecionar para ouvir, caso necessite me escreva que faço uma playlist pra você e durma com os anjos! ZZZZZZZZZZZZZZ

“Aphex Twin” também faz músicas maravilhosas para relaxar, ouça “Rhubarb”.

 

Referências:

http://news.bbc.co.uk/2/hi/health/4228707.stm

http://www.essortment.com/music-impacts-sleep-cycle-16355.html

http://sleepedia.com/sleep-music/

http://gamergirl.hubpages.com/hub/Music-as-a-Sleep-Aid

 

 

Tags: , , , , , , , , , ,

About the Author

About the Author: É neurocientista, idealizadora da Círculo Produções, professora de Yoga, Dj de Techno e blogger. Já foi dona de loja, garçonete, manager de artista, assistente de cobrança, vendedora, professora de universidade, webdesigner, fotógrafa, produtora de eventos, especialista em logística de piloto e dona de Club. Ama música, o cérebro, o universo, a ciência e escrever. .

Subscribe

If you enjoyed this article, subscribe now to receive more just like it.

There is 1 Brilliant Comment

Trackback URL | Comments RSS Feed

Sites That Link to this Post

  1. A Música e a Guerra : Círculo Produções | December 4, 2011

Post a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

5 × one =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Top