Music. Ideas. Awareness

A trilha sonora do espaço!

By on September 25, 2011 in MusicaMente with 1 Comment

Talvez não exista físico com previsões mais fantásticas confirmadas que Albert Einstein. Mas existe ainda uma predição dele que escapou a todas as detecções: a existência de ondas gravitacionais. Ao perceber com sua teoria da relatividade geral, que objetos destorciam o próprio espaço ( não o espaço sideral, mas a própria dimensão de espaço, que os físicos chamam de ” tecido espaço-tempo ” ) Einstein concluiu que, ao se moverem, objetos produziam marolas de natureza gravitacional no próprio tecido do vazio cósmicos.
Em outras palavras, o movimento de um objeto com muita massa, como um buraca negro, faria com que o espaço ao seu redor se comprimisse e expandisse, na forma de ondas minúsculas, igual acontece quando você joga pedra em um rio – só que nesse caso o próprio vazio faz o papel de água. Essas distorções se propagariam na velocidade da luz e, em tese, podem ser detectadas.

Pensamos no espaço como um lugar silencioso. Mas a física Janna Levin diz que o universo tem uma trilha sonora,  uma composição sonora que registra alguns dos eventos mais dramáticos no espaço sideral. (Os buracos negros, por exemplo,vibram no espaço como o som de um tambor).

ela simula como soariam as ondas gravitacionais de alguns objetos.  ” O universo tem uma trilha sonora, uma trilha que se espalha por todo o Cosmos, revelando detalhes de dramática sequência de eventos”.

Veja o video de Janna Levin no evento TED:

A cientista Honor Harger mostra os incríveis barulhos de estrelas e planetas. Em seu trabalho, ela rastreia ondas de rádio emitidas por objetos celestiais antigos e as transforma em som. O vídeo inclui o som mais antigo que você vai escutar, o barulho de raios cósmicos deixados pelo Big Bang.

TEDTalks é um podcast de vídeo diário das melhores palestras e apresentações da Conferência TED, onde principais pensadores do mundo, falam sobre seus trabalhos durante 18 minutes. Dos Palestrantes já participaram,  Al Gore que falou sobre mudança climática, Philippe Starck que falou sobre design, Jill Bolte, Jane Goodall sobre chimpanzés, Bill Gates sobre a malária e os mosquitos Maes e  o produtor JJ Abrams  sobre o fascínio do mistério, ” sentido Lost “. TED significa Technology, Entertainment, Design, e TEDTalks cobrem esses temas, bem como a ciência, desenvolvimento de negócios, e as artes. Os vídeos possuem legendas traduzidas em várias línguas.

 

Referências:

– Revista Super Interessante

 

Tags: , , , , , , , , , , ,

About the Author

About the Author: É blogger, vlogger, neurocientista e Dj de Techno. Já foi dona de loja, garçonete, manager de Djs, assistente de cobrança, vendedora, professora de universidade, webdesigner, fotógrafa, produtora de eventos, especialista em logística de piloto e dona de Club. Ama música, o cérebro, ser do contra e escrever. .

Subscribe

If you enjoyed this article, subscribe now to receive more just like it.

There is 1 Brilliant Comment

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Muito bom; muito bom mesmo! Compartilhado! Acho que vou começar a construir equipamentos para ouvir os ceus…

Post a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

seventeen + eight =

Top