Music. Ideas. Awareness

Ilusão – Qual é o mundo em que vivemos?

By on December 26, 2018 in Neuromundo with 0 Comments

Acabei de passar um semestre (mais de um, na verdade) estudando muitos aspectos sobre a ilusão, e, mesmo estudando e trabalhando bastante com o tema, sempre me pego nela.

No sânscrito, a palavra maya (ilusão), é maravilhosa pois, a parte de alguns seres iluminados; a grande maioria de nós sempre está vivendo na ilusão, algumas vezes vivemos a ilusão positiva, que pode chegar ao delírio ou, num grau muito alto em episódios de mania e, em outras, a ilusão negativa, que pode chegar a ansiedade, estresse, depressão e até mesmo o suicídio.

Pude observar isso muito claramente com a minha avó, que sofria de demência fronto temporal (similar ao alzheimer), não só ela não me reconhecia como me batia quando me via, às vezes ela achava que estava sendo sequestrada, operada etc etc. Era uma desgraceira mais maluca que a outra mas que era muito real para ela naquele momento.

É importante buscar o conhecimento para poder estar atento às ilusões pois elas sempre estão acontecendo. Nossa visão por exemplo, tem um alcance que simplesmente não chega à toda realidade e; assim, acontece também com os nossos outros sentidos, nossas emoções e nossos pensamentos.

Percebemos apenas aquilo que estamos “equipados” para receber e não somente isso; muitas vezes não percebemos que há algo no nosso corpo errado e nos iludimos que é algo externo que está acontecendo. Por exemplo: algumas pessoas ficam muito irritadas quando estão com fome, e acabam descontando em alguém ou achando que alguém está contra elas, mas na verdade, é apenas seu corpo dando um aviso, nada além disso. Há muitos espectros de luz e vibração que não percebemos e, a grande maioria das vezes, nossas emoções ditam nossas ações e somente depois percebemos como estávamos errados.

Observo isso bastante nas redes sociais também, às vezes achamos uma pessoa super bonita, maravilhosa, cheia de viagens e vida perfeita mas, a realidade é bem diferente. Nunca uma frase esteve tão de acordo com o momento que estamos vivendo. As aparências enganam! E nós, não só caímos que nem patos como também criamos a ilusão que queremos mostrar para os outros.

Não sei sinceramente o que é pior, uma pessoa que te ilude, você mesmo se iludir numa situação ou algo que te ilude de outro algo maior (tipo a religião. Eu tinha que causar um pouco vai!). Por isso, é fundamental buscar o auto conhecimento, para poder ver a realidade com clareza. A questão aqui não é a de ser mais pessimista ou mais otimista, é simplesmente ver as coisas como elas são e agir com clareza a partir disso. Só assim é possível tomar melhores decisões afim de obter melhores resultados.

Como fazer então pra estar mais próximo da realidade?

Atenção.

É a atenção que nos leva ao flow (já falei sobre isso aqui no blog e também no meu canal do youtube), aquela sensação de que nada mais existe, somente aquele momento, a atenção nos coloca no presente e também é a base das nossas memórias.

Qual memória você deseja ter? Aquela de não ter prestado atenção naquele momento incrível por estar no celular? Ou aquela da sua conversa nada a ver mas tão especial com a sua mãe?

Ao prestar atenção de verdade nas pessoas e na vida ao nosso redor tudo muda, você se sente mais integrado com tudo e com o todo porque no fundo, tudo que acontece, acontece dentro de você, não fora.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

About the Author

About the Author: É neurocientista, idealizadora da Círculo Produções, professora de Yoga, Dj de Techno e blogger. Já foi dona de loja, garçonete, manager de artista, assistente de cobrança, vendedora, professora de universidade, webdesigner, fotógrafa, produtora de eventos, especialista em logística de piloto e dona de Club. Ama música, o cérebro, o universo, a ciência e escrever. .

Subscribe

If you enjoyed this article, subscribe now to receive more just like it.

Post a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

one × five =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Top