Music. Ideas. Awareness

Efeito Priming

By on August 12, 2018 in Ciência do Dia a Dia with 0 Comments

Priming é um tipo de memória implícita. A memória implícita é uma memória de longo prazo adquirida através da repetição, ou seja é um tipo de memória em que as experiências prévias, ajudam na execução de uma tarefa, sem que exista uma percepção consciente da existência dessas experiências.

Squire e Kandel definem priming como “um aperfeiçoamento da capacidade de detectar ou identificar uma palavra ou objetos após uma experiência recente com eles”.

À primeira vista, isso pode parecer apenas um modo alternativo de falar da memória explícita. Entretanto, estudos mostram que o priming é um tipo diferente de memória. Em primeiro lugar, a principal característica do priming é ser inconsciente. Sua função é melhorar a percepção de estímulos encontrados recentemente, mas, em geral, essa melhora não é percebida conscientemente. Se um indivíduo desenhou uma estrela uma vez, então torna-se mais rápido e eficiente a cada vez que realiza essa tarefa de novo.

Já a explicação para o Efeito Priming, na verdade, é muito simples. Etimologicamente, priming é oriundo de prime que significa primeiro. O efeito priming, portanto, é o efeito que uma palavra ou signo tem sobre uma segunda palavra ou signo.

Nossas emoções influenciam nossos pensamentos supostamente mais racionais e  nós influenciamos as pessoas ao nosso redor assim como elas nos influenciam de volta.

Aparentemente, essa percepção passou a ganhar força a partir da década de 1970 quando estudos divulgados pelo Departamento de Psicologia da Universidade de Stanford chocaram o mundo ao afirmar que as pessoas não conseguiam pensar racionalmente, como se imaginava.

Na linguística, estudos revelaram que palavras que compartilham características semânticas (médico/hospital), fonológicas (hora/oca) ou morfológicas (dança/dançarino) são lidas e entendidas mais rápido se aparecem em sequência. Da mesma forma, se elas não têm essa ligação (ou se nós não somos capazes de fazê-la), o processo passa a ser mais demorado.

Na psicologia, porém, a aplicação do efeito priming foi mais impressionante ainda. Daniel Kahneman, um teórico da finança comportamental premiado com o Nobel de economia em 2002, foi apenas um dos pesquisadores que conduziram estudos que mostraram que o comportamento das pessoas muda a partir de estímulos que elas nem perceberam.

Resumidamente, uma informação apresentada a você primeiro, implica na maneira como você assimila, reage e se comporta depois (mesmo que você deixe claro que aquela informação é falsa, por exemplo).

Veja um exemplo de efeito priming no vídeo abaixo:

Tags: , , , , , , , , , , , ,

About the Author

About the Author: É blogger, vlogger, neurocientista e Dj de Techno. Já foi dona de loja, garçonete, manager de Djs, assistente de cobrança, vendedora, professora de universidade, webdesigner, fotógrafa, produtora de eventos, especialista em logística de piloto e dona de Club. Ama música, o cérebro, ser do contra e escrever. .

Subscribe

If you enjoyed this article, subscribe now to receive more just like it.

Post a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

2 × two =

Top