Music. Ideas. Awareness

Depressão – O mal do século

By on March 5, 2018 in Ciência do Dia a Dia with 0 Comments

A sensação é de que se perdeu o chão. A dor é física, similar a uma facada. O vazio é tão grande que tem hora que nada mais tem sentido.

A tristeza é só o sintoma inicial e não implica em estar necessariamente com depressão, é normal se sentir triste de vez em quando, acontece com todo mundo. O principal sintoma da depressão porém é a apatia; ou seja é quando nada faz diferença, é quando não se sente nada.

São muitas as razões que podem levar uma pessoa à depressão, as causas geralmente variam entre uma combinação genética e ambiental. É comum pessoas que tem casos de depressão na família sofrerem disso, mas não é uma regra.

A depressão acontece devido a um desequilíbrio químico no nosso cérebro, mas não é só isso, é muito mais que um desequilíbrio químico. Ela é uma resposta a acontecimentos ruins que estão errados em nossas vidas e nos nossos ambientes. Nossa dor faz sentido.

Portanto, as soluções não deveriam ser somente individuais, mas sim sociais, o problema porém, é que nossa sociedade está cada vez mais individualista e materialista. É de se pensar não?

É MUITO importante procurar um profissional qualificado e sim, eu sei o quanto é difícil encontrar, mas não se pode desistir. Existem muitos tratamentos e é necessário buscar o que funciona melhor pra cada situação e pessoa.

Para mim, exercício (yoga e musculação), dieta balanceada e remédio (por um tempo somente) funcionou, mas demorei muito tempo para encontrar um médico que realmente me entendesse, muitos tratamentos alternativos funcionaram para mim por um tempo como acupuntura, massagem, terapia e meditação; parar de beber também me ajudou muito pois eu ficava muito mal no dia seguinte que bebia. Cada caso é um caso e há de ir testando o que funciona e o que não funciona.

Cabe entender também que a depressão não é uma doença que acontece em pessoas que são fracas, muito pelo contrário. Geralmente pessoas que têm depressão são muito fortes e já aguentaram tanta pancada que seu organismo não produz mais naturalmente os neurotransmissores que dão prazer (serotonina).

A depressão é muito mais comum do que se imagina, não deixe de procurar ajuda. Você não está sozinho!

Alguns links que podem ajudar:

http://www.sedes.org.br/Departamentos/Psicanalise/index.php?mpg=03.00.16

http://jornal.usp.br/universidade/extensao/instituto-de-psiquiatria-oferece-vagas-para-pacientes-voluntarios/

https://catraquinha.catracalivre.com.br/sp/agenda/gratis/depressao-pos-parto-palestra/

http://www2.unifesp.br/dpsiq/novo/sobre/noticias/exibir/?id=264

http://www.a12.com/jornalsantuario/saiba-como-identificar-a-depressao-e-fazer-tratamento-gratuito-em-seis-capitais

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/noticias/?p=181906

 

 

 

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

About the Author

About the Author: É blogger, vlogger, neurocientista e Dj de Techno. Já foi dona de loja, garçonete, manager de Djs, assistente de cobrança, vendedora, professora de universidade, webdesigner, fotógrafa, produtora de eventos, especialista em logística de piloto e dona de Club. Ama música, o cérebro, ser do contra e escrever. .

Subscribe

If you enjoyed this article, subscribe now to receive more just like it.

Post a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

8 + eight =

Top