Music. Ideas. Awareness

Altruímo – Comece cuidando de si!

By on December 21, 2017 in Neuromundo with 0 Comments

Demorei muito para entender a lição mais importante sobre o altruísmo. Sempre ajudei nas campanhas da fraternidade que tinham na escola quando era pequena, tentava ser prestativa com meus amigos e achava que agradando e ajudando todos à minha volta, minha vida iria melhorar.

Doce engano. Muito pelo contrário, acabava sentindo uma espécie de frustração interna pois chegou um momento em que eu simplesmente não conseguia falar não para os outros quando me pediam algo, fazia mesmo quando não tinha como e acabava sacrificando as minhas vontades e obrigações para ajudar os outros.

Enfim, foi necessário uma doença crônica para me fazer ver que tudo estava errado. Eu pensava, mas eu sou tão boa? Por que tudo dá tão errado? Bom, tudo dava errado porque eu estava fazendo tudo errado, simples assim.

Quando o vigésimo (sim, fui em mais de 20 eu acho) médico que fui referente à minha dor crônica falou para mim que eu teria que mudar completamente minha vida, eu o olhei e falei: Estou disposta a qualquer coisa para parar de sentir dor. Na época, já eram 15 anos vivendo com uma dor constante que não parava nem quando eu ia dormir. Eu já havia tentando todos os tratamentos possíveis e inimagináveis menos um. Cuidar de mim.

Na maior parte do tempo, procuramos atender nossas necessidades, reais ou imaginadas. Pensamos a curto prazo, não buscamos ajuda e terminamos nos oferecendo menos do que gostaríamos principalmente na hora de deixar de lado comportamentos destrutivos, terminar o que começamos e priorizar o que é importante. Enfim, dedicar-se ao que é mais importante em nossas vidas. Nós mesmos.

O altruísmo verdadeiro começa primeiro cuidando de si mesmo, porque quando estamos bem, queremos ver o outro bem e daí tudo muda.

É muito importante entender que tudo acontece dentro de nós, estou falando dentro do cérebro, tudo o que você vê, ouve, fala, cheira, sente, acontece dentro de você não fora, portanto é necessário cuidar de tudo que acontece dentro de nós, do nosso cérebro mesmo. E nosso cérebro precisa de boa alimentação, exercício, estudos e meditação.

Parece simples mas eu sei muito bem que não é. Eu larguei meu trabalho, parei de fumar, de beber, fui estudar neurociência e mudei praticamente todos os hábitos da minha vida. Na época fiz acupuntura, fisioterapia, terapia, hidroginástica e fui numa nutricionista. Achei muitas vezes que não ia conseguir, que não ia ter dinheiro, que não ia dar e no meio do caminho tive recaídas e precisei pedir ajuda financeira para minha família, “perdi” pessoas que amava muito no meio do caminho, me perguntei várias vezes se estava no caminho certo. E sinceramente, ainda não sei a resposta pois não acredito que exista um caminho certo ou errado, para mim o que existe é viver o caminho da melhor maneira possível e é assim que tento viver.

Continuo ajudando e pensando no outro da mesma forma como fazia antes. Mas agora, eu venho em primeiro lugar. Meu corpo, minha saúde, minha espiritualidade e meu tempo vem antes do resto. Se não estou bem, paro tudo até ficar e daí continuo.

Quanto mais tranquilo estamos conosco, mais estaremos verdadeiramente disponíveis ao outro, sem exigir algo em troca de nossa dedicação, ou misturar os próprios sentimentos e desejo com os alheios, fazendo projeções e cobranças, ainda que não conscientes ou expressas claramente.

“A prática do cuidado de si não constitui um exercício da solidão, mas sim uma verdadeira prática social.” Michel Foucault

Tags: , , , , , , ,

About the Author

About the Author: É blogger, vlogger, neurocientista e Dj de Techno. Já foi dona de loja, garçonete, manager de Djs, assistente de cobrança, vendedora, professora de universidade, webdesigner, fotógrafa, produtora de eventos, especialista em logística de piloto e dona de Club. Ama música, o cérebro, ser do contra e escrever. .

Subscribe

If you enjoyed this article, subscribe now to receive more just like it.

Post a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

eleven + 17 =

Top