Music. Ideas. Awareness

A criatividade no cérebro.

By on November 12, 2017 in Neuromundo with 1 Comment

Já faz algum tempo que esse tema vem martelando a minha cabeça; Na aula de psicologia do impossível: O momento Ah-ha! No livro sobre o inconsciente: Como surgem as idéias! Nos estudos sobre espiritualidade: Criatividade interna e externa! Sabe quando um tema te persegue? Pois bem, criatividade é o tema do meu momento.

Bom, como toda boa neurocientista, sei muito bem que não é bem que aquilo te persegue, é você que começa a prestar atenção naquilo que está buscando e que é importante para você, mas enfim.

Independente de como esse tema chegou até mim, a realidade é que sempre me perguntei como algumas pessoas conseguem criar obras de arte maravilhosas ou descobrirem leis como as da gravidade por exemplo? O que é que acontece no cérebro quando surge uma idéia?

Muito se enganam aqueles que pensam que pessoas criativas são apenas aquelas que trabalham com a arte, a criatividade está em todos os aspectos das nossas vidas, um matemático ao pensar numa fórmula para resolver um problema, uma dona de casa ao misturar produtos para tentar tirar manchas impossíveis de uma roupa, um amigo ao fazer o planejamento para suas próximas férias e calcular possíveis riscos, etc etc..

Temos a mania de colocar a criatividade num pedestal, como se somente artistas consagrados tivessem o “dom” de criar, mas ela está em toda parte; num mendigo, ao procurar um alimento, num pássaro que cria um abrigo, num cachorro ao chamar a atenção do dono de diferentes maneiras para conseguir passear.

A criatividade está em nosso DNA e é um dos fatores mais importantes que nos fez evoluir como espécie. A descoberta do fogo por exemplo foi o grande divisor de águas para o homo sapiens, mudando totalmente o percurso da nossa história evolutiva.

Criatividade, do latim, CREATIO = criação. Criatividade é a gestação de algo novo em um contexto inteiramente novo.

As imagens do cérebro que comparam a atividade dos pianistas de jazz que interagem durante a improvisação mostram aumento da atividade (vermelho) no córtex pré-frontal lateral e áreas de linguagem e sensoriomotor e diminuição da atividade (azul) no giro angular.

Para descobrir onde a criatividade está no cárebro, o neurocientista e músico Charles J.Limb estudou o cérebro de músicos de jazz, que tem por característica improvisar ao

tocar e descobriu que a criatividade é uma atividade de todo o cérebro. “Quando você está fazendo algo criativo, todo o seu cérebro está envolvido. Durante a improvisação, o córtex pré-frontal sofre uma mudança interessante na atividade, em que uma ampla área chamada região pré-frontal lateral desliga-se, essencialmente para que se tenha uma inibição significativa do córtex pré-frontal. Essas áreas estão envolvidas em auto-monitoramento consciente, auto-inibição e avaliação da correção e incorreção das ações que se está prestes a implementar, além disso o córtex pré-frontal medial é ativado. Esta é a área focal do cérebro envolvida na auto-expressão e narrativa auto-gráfica. É parte do que é conhecido como uma rede padrão. Tem a ver com o senso de si mesmo.”

Aparentemente, sair da zona de conforto, não ter medo do novo e se deixar entregar à novas idéias é essencial não somente para nosso crescimento pessoal, mas também para nossa evolução como espécie. Pelo visto, a criatividade é a chave para a evolução.

 

Referências:

Goswami, Amit; Reed, Richard E.; Goswami, Maggie. O Universo Autoconsciente: Como a Consciência cria o mundo material. TRadução Ruy Jungmann. 2 ed. São Paulo. Aleph, 2008.

Callegaro, Marco Montarroyos. O Novo Inconsciente: Como a Terapia Cognitiva e as Neurociências revolucionaram o modelo do processamento mental. Porto Alegre. Artmed. 2001.

-SCIENTIFIC AMERICAN MIND. SPECIAL EDITION. SPRING 2017

Tags: , , , , , , , ,

About the Author

About the Author:

É blogger, vlogger, neurocientista e Dj de Techno. Já foi dona de loja, garçonete, manager de Djs, assistente de cobrança, vendedora, professora de universidade, webdesigner, fotógrafa, produtora de eventos, especialista em logística de piloto e dona de Club. Ama música, o cérebro, ser do contra e escrever.

.

Subscribe

If you enjoyed this article, subscribe now to receive more just like it.

There is 1 Brilliant Comment

Trackback URL | Comments RSS Feed

Sites That Link to this Post

  1. A Ciência do Processo Criativo. : MVERZARO | November 12, 2017

Post a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

14 + sixteen =

Top