Music. Ideas. Awareness

Qual o som que te move?

By on November 21, 2015 in MusicaMente with 0 Comments

main-qimg-2952e399b30a3bcd135c4bd376719093Já escrevi aqui no blog sobre como os ruídos dos dia a dia podem nos fazer mal. E quanto aos ruídos que nos movem? Qual é o som que te dá prazer?

Geralmente, costumo prestar atenção em alguns sons que aparecem no meu dia a dia e confesso que, às vezes, me apaixono por eles.

Não sei se é algo que acontece somente com aqueles que respiram música como eu, mas isso passa também com meus outros sentidos, um cheiro, uma cena tão perfeita que poderia ser um quadro, um gosto que te leva a outro mundo.

Estamos tão presos às nossas rotinas e obrigações que praticamente ignoramos o mundo à nossa volta. E ele é tão maravilhoso! O universo fala conosco o tempo inteiro, temos apenas que estar preparados para ouvir o que ele tem a dizer.

Aproveitando o tópico, existem pessoas que possuem uma habilidade auditiva. Essas pessoas conseguem distinguir imediatamente o tom de qualquer nota; nao precisam pensar nem comparar com um padrão externo. São capazes de distinguir tons com qualquer som ou ruído que ouvem. Essas pessoas possuem o que os cientistas chamam de ouvido absoluto.ouvido-musical

Os cientistas ainda não entraram num consenso se o ouvido absoluto é algo nato ou aprendido. Definitivamente há uma tendência maior de pessoas com ouvido absoluto em países que possuem um idioma mais tonal como por exemplo a china.

O ouvido absoluto é especialmente interessante porque representa outra esfera, muito diferente, de percepção, de qualia, algo que a maioria de nós nem sequer é capaz de imaginar. Uma habilidade isolada que nos mostra como os genes e a experiência podem interagir em sua produção.

De qualquer forma, meu conselho é: ame os sons à sua volta, aprecie e encontre a beleza nos seus sentidos.

Qual é o som que te move? Qual o som que faz você sair de si mesmo? Qual o som que te estimula?

Aqui vão os meus:

Tags: , , ,

About the Author

About the Author:

É blogger, vlogger, neurocientista e Dj de Techno. Já foi dona de loja, garçonete, manager de Djs, assistente de cobrança, vendedora, professora de universidade, webdesigner, fotógrafa, produtora de eventos, especialista em logística de piloto e dona de Club. Ama música, o cérebro, ser do contra e escrever.

.

Subscribe

If you enjoyed this article, subscribe now to receive more just like it.

Post a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

1 × four =

Top