Informação . Neurociência . Autoconsciência

A arte em momentos de pandemia.

By on March 23, 2020 in MusicaMente with 0 Comments

Alfred Hitchcoch era um artista inato. Dentre suas obras, “Janela Indiscreta” fala sobre um fotógrafo que, confinado a ficar em sua casa devido a um acidente, começa a observar seus vizinhos e acaba vendo mais do que deveria. Bom, a trama é simplesmente maravilhosa. Porém, a questão aqui é para observar que a arte, não está tão distante assim da realidade e é por isso que deveríamos sempre incentivá-la.

Das manifestações artísticas, a música é a que mais me move e a que mais pesquisei sobre. Nas palavras de Don Campbell:

O Musicoterapeuta Mauro Anastácio

“Em instantes, a música pode elevar nossa alma. Desperta em nós o espírito da oração, compaixão e amor. Ilumina nossas mentes e nos torna mais inteligentes. Afasta nossas tristezas. Evoca lembranças de amantes perdidos ou amigos falecidos. Permite que a criança dentro de nós brinque, que o monge em nós reze, que o jovem dentro de nós dance, que o herói em nós supere todos os obstáculos.  Ajuda a vítima de um derrame a encontrar uma linguagem de uma expressão.

A música é um lugar sagrado, uma catedral majestosa onde podemos sentir a magnificência do universo, mas também uma choupana tão simples e secreta que nos permite sondar seus mais profundos segredos. A música ajuda as plantas a crescer, distrai nossos vizinhos, põe as crianças para dormir e os homens a marchar para a guerra. A música pode espantar maus espíritos, cantar louvores à Virgem Maria, invocar Buda, encantar líderes e nações, cativar e acalmar, despertar lembranças e transformar.

Contudo, ela é mais do que isso. Ela se encontra nos sons da terra e do céu, das marés e das tempestades, do primeiro clamor da vida ao último suspiro da morte, do pulsar dos nossos corações, aos vôos do nosso imaginário. Ela é o alento primal da própria criação, a voz dos anjos e dos átomos, a matéria da qual são feitas a vida e os sonhos, as almas e as estrelas.”

Em momentos de pandemia e isolamento muitos artistas estão utilizando a criatividade e inovando nas suas criações. O Dj holandês Sander Hoogendoorn tocou na rádio a música “You´ll Never walk alone” em solidariedade aos profissionais que estão trabalhando contra o Coronavírus, a música tocou em mais de 183 rádios e 31 países. O vídeo tá em holandês mas vale a pena ver.

 Sim, vai ser um momento difícil para todos nós, mas quando um apoia o outro o peso fica mais leve. É o momento que de rever as formas de trabalhar, analisar as reais necessidades, pensar em como e no que gastamos nosso tempo e nosso dinheiro, e seguir em frente. Acima de tudo, é um momento que pede desaceleração, serenidade, união e força.

Para mim, todo aquele que faz seu trabalho com amor é um artista. A arte não deveria estar presa às manifestações artísticas como a pintura, poesia ou a música, mas em tudo aquilo em que um se dedica com a sua alma. Todo profissional é um artista que esculpe, se reinventa, e mostra o seu dom ao mundo! Momentos de abalo e de incertezas são os melhores momentos para deixar a criatividade aflorar, e criar. Eu crio quando monto uma playlist, um djset, quando faço um vídeo, quando pesquiso ou escrevo aqui no blog. Você também pode criar, pode descobrir novos dons e habilidades ou voltar a fazer aquilo que tanto gostou mas que nunca teve tempo, pode ser fazer uma comida, brincar com as crianças, plantar uma planta, aprender algo novo, pintar as paredes ou simplesmente se conhecer melhor. Ainda não sei como as coisas vão ser daqui pra frente mas estou aqui, criando. Portanto Artistas, Criem!  

Tags: , , , , , , , , , , , ,

About the Author

About the Author: É Neurocientista, Palestrante, Yoguini, blogger, vlogger e Produtora de eventos na Círculo Produções (http://www.circuloproducoes.com). Já foi Dj, dona de loja, garçonete, assistente de cobrança, vendedora, professora de universidade, webdesigner, fotógrafa, especialista em logística de piloto e dona de Club. Ama a música, o cérebro, o universo, a ciência e escrever. .

Subscribe

If you enjoyed this article, subscribe now to receive more just like it.

Post a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

1 × 1 =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Top